A palavra osteopatia deriva da língua grega antiga e é uma composição das palavras “osteon” que significa osso e “pathos” que significa doença.
A osteopatia é uma terapia manual não invasiva, de cuidados primários, centrada no diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação de doenças músculo-esqueléticas. Os osteopatas procuram restaurar o funcionamento ótimo do corpo, sempre que possível sem o uso de medicamentos ou cirurgia.
Como a osteopatia é uma forma de terapia manual, o tratamento prático pode incluir massagem, alongamento, movimentos repetitivos, mobilização ou manipulação dos membros, ou outras técnicas suaves.
A abordagem da osteopatia é centrada no paciente, na saúde e no seu bem-estar, leva em consideração os sintomas no contexto da história médica completa do paciente, bem como o seu estilo de vida e circunstâncias pessoais.
A osteopatia baseia-se no princípio de que o corpo tem a capacidade de se curar e os cuidados osteopáticos concentram-se no fortalecimento dos sistemas músculo-esqueléticos para tratar as condições existentes e para prevenir doenças.
Esta abordagem holística assegura que todo o tratamento é adaptado ao paciente individual.
A osteopatia pode proporcionar alívio e tratamento para uma vasta gama de condições, procurando encontrar as causas para o problema, que incluem:
A osteopatia é indicada para todas as pessoas que apresentam dores intensas, que dificultam a rotina diária. Na sua maioria, a osteopatia pode tratar problemas no nervo ciático, na lombar e no ombro, além de luxações, espasmos musculares e dores no nervo ciático.
Osteopatia
45 min